domingo, 22 de abril de 2012

PAÍS TROPICALV - BRASIL

O Território brasileiro passou por muitas transformações até adquirir a sua forma e extensão atuais. Veja na música a fomação das paisagens brasileiras.

VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA E FORMAÇÃO BRASILEIRA

            Pindorama (em tupi-guarani pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras") é uma designação pré-cabralina dada a regiões que mais tarde, formariam o Brasil. Por extensão de significado, é o nome indígena por excelência desse país sul-americano.




domingo, 15 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA DO NOSSA SENHORA

                 No último sábado, dia 14, foi comemorado em grande estilo a Páscoa da Escola de Nossa Senhora. A participação dos pais, professores e funcionarios foi de grande importância para abrilhantar o evento que contou com grandes artitas da escola.
                Os alunos fizeram inúmeras apresentações que encantaram o público presente.









               
               

sábado, 14 de abril de 2012

COMEMORAÇÕES DOS 25 ANOS DO TC

              Hoje começaram as comemorações alusivas aos 25 Anos da Escola Municipal Professora Trindade Campelo. Na oportunidade, professores, funcionarios, direção juntamente com os alunos participaram do 1º Passeio Ciclístico pelas ruas da cidade de Currais Novos. O ponto de partida foi na escola com destino a Praça Cristo Reis. Houve uma premiação para os alunos que fizeram a inscrição e participou do evento.
             À noite, na escola, haverá um evento para mostrar a Comunidade Escolar os projetos desenvolvidos com os alunos.







                

AULA DE GEOMETRIA - 5º ANO - NS

Na última 6ª feira foi desenvolvido uma aula prática de como montar figuras geométricas brincando. Na oportunidade os alunos aprenderam brincando.





segunda-feira, 9 de abril de 2012

SEMANA SANTA 2012

             Na semana passada, as atividades da Escola Municipal Professora Trindade Campelo foi feita de forma diferente. O tema trabalhado foi a Semana Santa.
             Leia um trecho do texto extraído do Brasil Escola.
             A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição.
Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.
            Ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, mas os romanos não acreditavam que ele era filho de Deus, duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então passaram a persegui-lo.
           Jesus tinha conhecimento de tudo que iria passar, da peregrinação que o levaria à morte. Convidou, então, doze homens a quem chamou de discípulos, para levar seus ensinamentos às pessoas.
          Porém, Judas Escariotes, um desses apóstolos, também duvidou que Ele era um enviado de Deus, entregando-lhe para os romanos, que o capturaram.
          Em seguida, fizeram Jesus passar pela via sacra, amarrado à sua cruz, carregando-a por um longo trecho, sendo torturado, levando chibatadas dos soldados, sendo caçoado covardemente até sofrer a crucificação e a morte.
          Em 325 d.C, o Concílio de Niceia, presidido pelo Imperador Constantino e organizado pelo Papa Silvestre I, fabricou e consolidou a doutrina da Igreja Católica, como a escolha dos livros sagrados e as datas religiosas. Ficou decidido também que a Semana Santa seria comemorada por uma semana (do domingo de ramos ao domingo de Páscoa). Há relatos de festas em homenagem aos últimos dias de Cristo, pouco tempo depois de sua morte. Porém comemoravam dois dias apenas (sábado de aleluia e domingo da ressurreição). Nesse Concílio também foi adotado o Catolicismo como religião oficial do Império Romano.
           Cada dia da comemoração faz referência a um acontecimento: o domingo de ramos refere-se à entrada do Rei, o Messias, na cidade de Jerusalém, para comemorar a páscoa judaica. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; a quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, o dia em que ressuscitou e encheu a humanidade de esperança de vida eterna.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

           Além das aulas ministradas pelos professores todas as turmas tiveram o prazer de assistir a um filme que encontou a todos, O PEREGRINO.
 
 

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CORES E FORMAS

           Foi desenvolvido um belíssimo trabalho com os alunos do 5º Ano "B", da Escola de Nossa Senhora. Na oportunidade foi trabalhado algumas figuras geométricas com os alunos e a partir daí eles criaram formas e cores.