segunda-feira, 29 de agosto de 2011

LITERATURA BRASILEIRA - REGIONALISMO

Baseado nas atividades desenvolvidas durante o ano, sentimos a necessidade de trabalharmos o regionalismo local e aproveitando o folclore desenvolvemos algumas atividades que faz parte da cultura popular brasileira. Os contos, plantas medicianais e até as histórias que são passadas de geração em geração foram estudas pelos alunos nas belas leituras feitas por eles.
A turma foi dividida em grupos que ficou para ler um livro que contasse a história marcada e sofrida do sertanejo. Foi onde entrou o regionalismo brasileiro. Veremos em breve todas as apresentações realizadas pelos alunos em sala de aula, onde apresentarão de formas brilhantes os seguintes livros: Morte e vida Severina, Vidas Secas, Grande Sertão: veredas, Auto da Compadecida, Luzia-Homem, Menino de Engenho e Capitães de Areia.

A literatura regionalista, intencionalmente ou não, traduz peculiaridades locais, expressando os traços do momento histórico e da realidade social; nela, o local é abordado com amplitude, podendo-se falar tanto de um regionalismo urbano quanto de um regionalismo rural.

Em primeiro lugar cabe esclarecer que, por regionalismo, entende-se a literatura que põe o seu foco em determinada região do Brasil, visando retratá-la, de maneira mais superficial ou mais profunda. Os primeiros autores do gênero não focalizavam propriamente uma região, no sentido geográfico, não visavam mostrar a vida no sertão do Nordeste, ou de São Paulo ou do Rio Grande do Sul.

Os romances sertanistas são marcados por um "pequeno realismo", como afirma o estudioso Nelson Werneck Sodré, que está preocupado em retratar as minúcias do vestuário, da linguagem, dos costumes, das paisagens e em valorizar o caráter exótico e grandioso da natureza brasileira. Nesse pano de fundo, decorrem os enredos marcados por amores, aventuras e peripécias como mandava o figurino da literatura romântica.

O trabalho será finalizado com uma Viagem de Estudo a Mossoró onde faremos uma visita ao Museu do Cangaço.

Nenhum comentário: