segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado

              Capitães da Areia , livro de Jorge Amado foi indicado para um grupo de alunos lerem e em seguida, apresentar em forma de seminário. Infelizmente, alguns colegas do grupo não poderam apresentar deixando a alunaJoyce responsável. A mesma fez uma belíssima apresentação onde deixou todos os colegas bastantes curiosos com o trabalho. Ouvi uma participação significativa da turma quando ela terminou, pois existia algumas dúvidas dos alunos e eles aproveitaram a oportunidade para tirá-las.
             Segue um pequeno resumo do livro para aqueles que se interessam pela leitura.

            Os Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo, Don'Aninha. O Reformatório é um antro de crueldades, e a polícia os caçam como adultos antes de se tornarem um.  Pedro Bala, o líder, de longos cabelos loiros e uma cicatriz no rosto, uma espécie de pai para os garotos, mesmo sendo tão jovem quanto os outros, que depois descobre ser filho de um líder sindical morto durante uma greve; Volta Seca, afilhado de Lampião, que tem ódio das autoridades e o desejo de se tornar cangaceiro; Gato, que com seu jeito malandro acaba conquistando uma prostituta, Dalva; Sem- Pernas, o garoto coxo que serve de espião se fingindo de órfão desamparado; João Grande, o "negro bom";Querido- de- Deus, um capoeirista amigo do grupo, que dá algumas aulas de capoeira para Pedro Bala, João Grande e Gato; e Pirulito, que tem grande fervor religioso.  O livro vai nos mostrando a desintegração dos líderes. Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia; Professor parte para o Rio de Janeiro para se tornar um pintor de sucesso, entristecido com a morte de Dora; Gato se torna uma malandro de verdade, abandonando eventualmente sua amante Dalva, e passando por ilhéus; Pirulito se torna frade; Padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do Sertão; Volta Seca se torna um cangaceiro do grupo de Lampião e mata mais de 60 soldados antes de ser capturado e condenado; João Grande torna-se marinheiro; Querido-de-Deus continua sua vida de capoeirista e malandro; Pedro Bala, cada vez mais fascinado com as histórias de seu pai sindicalista, vai se envolvendo com os doqueiros e finalmente os Capitães da Areia ajudam numa greve. Pedro Bala abandona a liderança do grupo, mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães da Areia e se torna um líder revolucionário comunista.






Um comentário:

Dênnys Silva disse...

Eu gostei mais do Capitães de Areia porque Joyce apesar dela ter apresentado sozinha ela conseguiu repassar com mais clareza o livro.