quarta-feira, 7 de setembro de 2011

VIDAS SECAS - Graciliano Ramos

              O grupo formado por Lucas, Daniel e Bruno Henrique apresentou uma das obras mais importantes da nossa Literatura Brasileira, Vidas Secas. Eles contaram a história de uma família de retirantes, como o próprio nome indica, estão alijados da possibilidade de continuar a viver no espaço que ocupavam. São, portanto, obrigados a retirar-se para outros lugares. Uma das implicações dessa vida nômade dos sertanejos é a fragmentação temporal e espacial. Todo o sofrimento que a família passa como fome, sede, miséria, humilhação, injustiça social, desigualdade, o que nos remete a idéia de que o homem se animalizou sob condições sub-humanas de sobrevivência  é relatado pelos alunos. Os mínimos detalhes são alvo de entusiasmar a turma, como a valentia da cadela Baleia.
              Foi a vez de falar um pouco sobre a Biografia do tão importante escritor Graciliano Ramos (1892-1953) nasceu em Quebrângulo, Alagoas. Estudou em Maceió, mas não cursou nenhuma faculdade. Após breve estada no Rio de Janeiro como revisor dos jornais "Correio da Manhã e A Tarde", passou a fazer jornalismo e política elegendo-se prefeito em 1927. Foi preso em 1936 sob acusação de comunista e nesta fase escreveu "Memórias do Cárcere", um sério depoimento sobre a realidade brasileira. Depois do cárcere morou no Rio de Janeiro. Em 1945, integrou-se no Partido Comunista Brasileiro.
             Como  romancista de 1930 caracterizava suas obras por adotar visão crítica das relações sociais, regionalismo ressaltando o homem hostilizado pelo ambiente, pela terra, cidade, o homem devorado pelos problemas que o meio lhe impõe.
              Esse livro retrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livro foi escrito, mas como nos dias de hoje.
               Os alunos apresentaram um slid com um breve resumo do livro e a música, Lamento, de Gilberto Gil onde faz referência a Seca. Uma tela produzida por eles também fez parte e abrilhantou mais ainda o seminário. Para concluir, passaram o filme Vidas Secas para a turma.




Um comentário:

Bruno Henrique disse...

Bom, apesar do nosso grupo ter se esforçado, não conseguimos alcançar o objetivo. Tinhamos tudo pra ser 10, mais por falta de explicação não conseguimos...